HACK DE CRESCIMENTO DE NEGÓCIOS NO DIGITAL: Dados (data) valem mais do que petróleo atualmente (Brittany Kaiser)

E se as redes sociais pudessem alterar seu pensamento e mudar sua opinião sobre qualquer coisa?

Você vai entender como as redes sociais e marketeiros usam a internet para alterar sua opinião e sua mente

E se os dados coletados do seu celular pudessem ser enviados para as redes sociais e alterar sua percepção sobre produtos, serviços, políticos e mesmo sobre o que comprar, o que vender e etc?

É possível que este artigo e o vídeo que contem nele possam te assustar. Por isso, preste bastante atenção, pois seus dados estão sendo lidos e empresas podem estar usando sua participação nas redes para entregar conteúdos que possam te convencer a comprar, ou aderir a uma ideia.

“As companhias mais ricas são as de tecnologia. Google, Facebook, Amazon, Tesla… E a razão pela qual essas empresas são as maiores do mundo é porque no ano passado dados (datas) superam o petróleo em valor. Dados são o maior recurso da terra.

Quem é Brittany Kaiser?

Pra quem não está familiarizado Kaiser trabalhou na Cambridge Analytica, uma empresa de dados que trabalhou diretamente na campanha do Trump. Campanha essa que gerou uma grande polêmica ética envolvida.

Brittany Kaiser – Former Director of Business Development for Cambridge Analytica

Em dias como os nossos é complicado demais falar sobre esse tema sem falar de parâmetros éticos e morais. Acho super importante levantar esse assunto e fomentar o quanto a ética na coleta, na análise e no direcionamento destes dados é importante. E isso tende a deixar a leitura, análise e construção estratégica de campanhas com esses dados ainda mais importante e valorizada.

Hoje, minha atuação na construção de marcas, produtos e campanhas me exige estudar ainda mais estes dados. O que para mim era mais do que suficiente pesquisa, estatística e Ux, hoje em dia, no meu caso, preciso saber o máximo que puder sobre Ciência de dados.

Branding, design e Social Media sem pesquisa é mais rápido, mas a margem de erro na construção desse tipo de produto é muito alta. E isso não se limita à comunicação.

Havia um projeto que já havia gasto mais de R$ 1.500.000,00, isso mesmo mais de um milhão e meio de reais e o projeto não foi aprovado. E com ciência de dados e Ux o projeto foi aprovado com R$ 270.000,00 de investimento.

Recentemente fiz um orçamento para um cliente que chegou a R$ 5.000,00. Um projeto barato pela complexidade e bônus que havia oferecido.

Entretanto o cliente disse que conseguia o mesmo trabalho por R$ 350,00. Entretanto eu sabia que esta empresa perderia muito dinheiro pela economia, já que a entrega não tinha qualidade de dados a longo prazo. Nem tive o trabalho de convencer o cliente que nós não éramos o estúdio para eles, simplesmente disse “Eu entendo, e espero que encontre alguém que faça para vocês no preço que precisam”.

Recentemente fiz um orçamento para um cliente que chegou a R$ 5.000,00. Um projeto barato pela complexidade e bônus que havia oferecido.

Entretanto o cliente disse que conseguia o mesmo trabalho por R$ 350,00. Eu sabia que esta empresa perderia muito dinheiro pela ” falsa economia”, já que a entrega não tinha qualidade de dados a longo prazo. Nem tive o trabalho de convencer o cliente que nós não éramos o estúdio para eles, simplesmente disse “Eu entendo, e espero que encontre alguém que faça para vocês no preço que precisam”.

O mesmo ocorre com projetos pequenos onde as pessoas não entendem o quanto a qualidade de dados é muito importante na construção de um produto, marca ou serviço. Estes ainda conseguirão alguns resultados, mas para realmente aumentar a tração do seu negócio precisarão gastar muito e muito mais. Quando se estivessem melhor embasados poderiam potencializar seus esforços, levando seu negócio ainda mais longe.

O diferencial para qualquer tipo de trabalho hoje é a segurança de dados. É saber de forma concreta como chegar mais longe em seus projetos.

Em breve mais artigos sobre esse assunto no blog

Tudo sobre Marketing Data Driving e sobre Marketing orientado por resultados. 

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O que é marketing Data Driven?

Marketing Data Driving é o marketing orientado para vendas construído através de dados (data) e análise de métricas de análises de redes sociais e dados orgânicos, pagos gerados das redes sociais ou demais dados. O foco de trabalho de DD é construção de patrimônio através dessas datas, ou dados. O marketing orientado a dados é um processo pelo qual os profissionais de marketing obtêm insights e tendências com base em análises detalhadas e informadas por números. Embora seja muito eficaz nosso trabalho é fazer uma análise comportamental que funciona bem mais do que pesquisas diretas. Conseguimos criar uma amostragem e uma análise antropológica entendendo o comportamento emocional dos consumidores, clientes e fãs de uma determinada marca. 

Onde encontrar uma agência ou profissional de Big Data & Data Driven para ajudar no meu negócio? 

A principal forma de encontrar profissionais ou agências especializadas nesse tipo de análise é  não confiando em anúncios. Os anuncios são pagos e isso significa que eles não seguem métricas de alcance de público. pode até ser que você encontre uma agência ou empresa dessa forma, mas pode ser que dinheiro seja o diferencial e não necessariamente análise de dados. Um anúncio pode ser criado a partir de uma Data Driven? Sim! E se o anúncio conversa com você a um nível absurdamente profunda ao ponto de você sentir-se conectado de verdade a essa anúncio dentro da sua realidade isso significa que você encontrou uma agência ou empresa que se conecta com você. Mas de forma geral uma empresa que faz uma boa análise de dados para seu marketing não precisará gastar muito com anúncios, ela simplesmente atrairá seu consumidor. 

Hoje vamos te dar todos os detalhes mais importante para gerar conhecimento para você aplicar em suas campanhas, nas suas métricas ou na gestão de seu negócio físico ou virtual. Aqui eu vou explicar em detalhes tudo o que você precisa para atuar no mercado ou para aumentar os números de resultados reais da sua empresa. 

Como os dados preveem tendências de mercado e aumento de vendas de um produto? 

Há uma tendência de mercado em procurar por big data e é muito importante nos dias atuais. Entretanto a análise desses dados gerados podem não resultar em resultados reais e financeiros para as empresas. O grande diferencial de mercado é de fato a leitura desses dados. Ler dados como números não ajuda a entender tendências ou falhas da empresa, não no ponto de vista de vendas. A venda ou o faturamento leva em conta o fator de comportamento humano e por isso estamos trazendo a alternativa de ler esses dados com um olhar dentro da neurociência. Quando suas métricas são submetidas ao olhar antropológico das emoções humanas entendemos não somente para onde o mercado está indo, mas podemos antecipar uma tendência de comportamento dentro do efeito manada. E essa é uma das maiores ferramentas de criação, análise e prevenção de tendências que existem. Emocionalmente tendemos a seguir a maioria, é um comportamento de sobrevivência de mercado. Mas pequenos grupos vão gerando autoridade e criando uma tendência, mesmo que pequena e ela exponencialmente vai crescendo até se tornar uma grande massa de influência. Isso pode ser produzido ou criado espontaneamente. 

Como antecipar uma tendência de mercado usando análise de dados?

Bem, antes de tudo é importante dizer que quando falamos de dados, nós estudamos as pessoas por trás desse comportamento numérico. Tendemos a estudar a história humana e criamos uma métrica padrão de estudo comportamental desse grupo humano. Os humanos se comportam de maneira padronizada. Pode não parecer, mas mesmo os grupos mais diferentes e fora do padrão geral da população, os diferentões, de fato são apenas mais um grupo dentro de outro grupo. Tendemos a seguir um grupo. Somos mamíferos que andam em bando, ou tribos. Não existem diferentões, existem grupos diferentes e o comportamento de grupo tende a repetir os mesmos vieses de comportamento. Quando entendemos esse comportamento “animal” e emocional do cérebro entendemos como atrair qualquer tipo de consumidor ou cliente. Você chegou até aqui depois de lermos a métrica de comportamento do seu cérebro e escolhemos você para chegar até aqui. Parabéns, você é um escolhido. 

O que é cultura Data Drivin?

Cultura Datadriving é a implementação de incentivos positivos para resultados gerados dentro de Data Drive e incentivos negativos contra a implementação de resultados advindos dessas análises. Se parecer abstrato sugiro que leia mais nesta página para saber mais sobre Data Drive. Toda a implementação de cultura de inovação é dificil, isso por conta do comportamento do cérebro em economizar energia e obter prazer. Como já falamos, somos mamíferos tribais e que amam defender seus territórios. Sabendo disso precisamos entender também que fazemos 3x mais esforço em defender um território conquistado do que conquistar um novo. As pessoas da sua organização vão evitar mudanças e a implementação dessas mudanças pode gerar um desconforto terrível para seu status atual. Por isso para implementá-la você precisará gerar incentivos grandes inicialmente e punições mais visíveis, ou a cultura jamais se implementar. Todo o grupo de mamíferos precisa de uma motivação e uma grande dor para manter-se funcionando. Funcionamos MUITO melhor com o desejo e incentivo mas você precisará ter ciência real da cultura da sua organização. Em geral os DONOS pensam que sabem como está a cultura da sua empresa. Como alguém que trabalhou 20 anos no mundo corporativo eu te digo que você não sabe da metade da realidade da cultura. Se você não implementa, ou não detém o controle de métricas de cultura e usa somente o feeling… você está correndo um sério risco de sumir em um par de anos ou de gastar muito e ter poucos resultados. Caso você tenha uma folha salarial incrivelmente alta você pode estar gastando ao invés de investir. E jamais saberá antes de mudar a cultura da sua empresa. Se precisar de ajuda para mudar isso, você pode entrar em contato conosco. 

O que é O data driven business ?
O datadriven Business é uma forma de gerir seu negócio através de  análise de dados, é orientar seus negócios com base nos principais dados, principalmente no que diz respeito à inteligência corporativa. A metodologia prega o cruzamento de informações para que se faça uma análise preditiva mais eficaz. Ela prefe onde estão as principais oportunidades de mercado, foca nos principais produtos e serviços de seu portfólio e orienta para onde e porque do seu negócio.

O que é Data-driven economy ?

Data-driven economy é o modelo de negócios que visa gerir a empresa e economia no comportamento de mercado e comportamento de usuários. Embora seja encarado como um modelo de gestão em números ele precisa carregar um foco muito forte no comportamento emocional das pessoas. Um economista pode ler esses dados e ter uma previsão numérica que pode mudar, pois os seres humanos mudam de comportamento. Ter previsibilidade é um dos dados mais concretos no comportamento emocional do ser humano, nosso sistema límbico é um dos mais fortes impulsos neuronais. Ele pode paralisar ou impulsionar um ser humano sem que ele tenha um controle lógico. Entender que os dados funcionam não só com números ou previsibilidade algorítmica, mas que funcionam como uma horda irracional e emocional é uma das formas mais fortes de controle de métricas da sua empresa.

Os impactos sobre os direitos de personalidade do uso desses dados é uma forte preocupação dos economistas, mas é um erro pensar que nós que detemos ou que trabalhamos com análise de dados precisamos da amostra total ou controle total sobre os dados pessoais dos usuários. Não precisamos. Precisamos apenas de uma amostra do todo para prever um comportamento. 

Nós usamos os dados como insumos da nova economia. Produzimos nossos produtos com base neles e construímos tendencias, encontramos os consumidores que desejamos e faturamos com esses dados. Os algoritmos conseguem transformar dados em massa que construirá nosso produto de informações economicamente úteis, e não precisamos necessariamente conhecer a vida privada dos nossos usuários. Não se trabalharmos com conhecimento antropológico ou de neuro ciencia para entender que somos parte de um todo e que nos movemos com certa previsibilidade. Entretanto é importante entender e ler esses dados de forma a entender o comportamento humano. 

O que é h1 h2?

 As heading tags (tags de cabeçalho) são tags que hierarquizam os títulos de uma página. O objetivo dessa hierarquia é indicar ao usuário e aos mecanismos de busca, como o Google, qual são os títulos mais importantes do texto.

quais são as Taxas de ranqueamento site? 

A taxa de rejeição (muitas vezes confundida com taxa de saída) é um termo de Internet Marketing usado em análise de tráfego web. Ela representa a porcentagem de visitantes que entram e deixam o site logo em seguida, em vez de continuar a visita para outras páginas dentro do mesmo site.

Taxa de Rejeição é Fator de Ranqueamento?

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O que são métricas no marketing digital?

O que são métricas no marketing digital?

Quais as principais métricas para avaliar a estratégia de marketing digital?

Como encontrar um profissional ou uma agência especializada em métricas de marketing digital?

O que são as métricas de marketing digital?

Quais os tipos de Métricas analisar nas minhas redes sociais?

Qual a métrica mais importante para medição de resultados no marketing digital?

Como mensurar os resultados de cada ação nas redes sociais?

Como fazer mensuração de resultados?

Existe empresas, agências ou profissionais especializados em resultado de vendas pelas redes sociais? 

Thiago Carneiro Benlev

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