Método de Pesquisa de Inovação e Criatividade – Safari Urbano

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No meio das agências de Marketing Digital e Design Thinking têm se falado bastante sobre produtividade criativa e o Safari Urbano tem esse objetivo. Por isso vemos o aumento do desejo de ter formas de buscar a inovação de forma mais rápida e efetiva. Lembrando que quanto mais rápido você chega em resultado, mais “barato” e “lucrativo” o projeto se torna. E você já sabe, produtos e serviços rápidos, competitivos e lucrativos são quase sinônimos das empresas tipo UNICORNIO. E como as empresas pagam muito mais pela probabilidade de acerto e minimização de riscos as metodologias tem vindo com mais força a cada dia.

Obvio que esse método usamos e muito quando estamos falando de Branding voltado para Brand Place, mas é muito mais do que isso. Lembre-se que a marca do lugar não é apenas a forma visual que um lugar apresenta, é sua cultura, seu uso, seus aromas e tudo isso tem a ver com as pessoas. Marcas têm vida e alma e precisam se relacionar com as pessoas da mesma forma. Uma cidade, um bairro planejado ou um centro urbano, nada mais é do que a relação que as PESSOAS têm com esse lugar especifico. Então lembre-se, estamos falando de pessoas.

O que é Safari Urbano?

Safari Urbano é um dos métodos de imersão em uma pesquisa de público e tendência visando inovação futura. Além de entender os hábitos atuais ela também consegue identificar uma tendência ainda no inicio. Para saber mais sobre o quanto pessoas se adaptam ao NOVO, sugiro que você leia nosso artigo sobre a Curva de Adoção de Rogers.

Como aplicar na prática o Método Safari Urbano de busca de tendências e Inovação?

Passo 1 para Safari Urbano e busca de Inovação.

Bem, primeiro passo é você precisa ter uma gama de repertorio vasto, mas isso não basta. Pode ser que você por mais cosmopolita que seja tenha uma personalidade forte e ideias muito bem formadas. Isso é excelente do ponto de vista humano social, mas para inovação isso vai lhe atrapalhar. Isso, porque nossas ideias pré-concebidas podem nos cegar para novas possibilidades. Um exercício muito bom para romper com isso é o mesmo que oradores de debates fazem. Tente ao menos 1 vez por semana defender dois lados contraditórios de temas polêmicos. Saber entender e encontrar argumentos que você não necessariamente concorda. Não para mudar sua interpretação dos fatos, mas exercitar de verdade e de forma empática os dois lados da história.

Um exemplo e uma pergunta para te testar. Você consegue entender de forma empática e positiva a opinião de quem é contra o governo de Jair Bolsonaro? Consegue entender de forma empática e positiva a opinião de quem é contra o governo de Jair Bolsonaro? Se a resposta for não para uma das duas perguntas você pode estar em uma bolha de informação e não verá a inovação quando ela chegar. Por isso esse exercício é tão importante. Você precisa retirar-se da situação e ver o cenário fora do contexto onde VOCÊ está inserido ou inserida. Caso contrario você estará vendo todo o cenário mundial somente na sua ótica e isso não lhe ajudará a encontrar caminhos criativos para problemas importantes ou soluções realmente inovadoras para o futuro.

Passo 2 para Safari Urbano e busca de Inovação.

Ok, próximo passo é sair com uma câmera fotográfica, ou um celular para as ruas ou ambientes onde você deseja mudar, encontrar tendência ou soluções inovadoras e criativas. Lembre-se que não é os lugares mais badalados ou conhecidos por isso que trarão a inovação nos dias de hoje. Não mais. O povo hoje tem muito mais voz que em tempos atrás. Sendo assim você precisa estar onde seu possível consumidor está. Eles estão de radar antenado e eles podem te dizer quais lugares estão encontrando sua tendência. Você vende pra classe “B” e frequenta muitos lugares da classe “A”? Então como espera que seus amigos da classe “A” realmente saibam o que de verdade afeta a classe “B”? Não acredite no que as pessoas falam, acredite no que elas fazem. O racional não corresponde ao comportamento real e emocional Humano.

Passo 3 para Safari Urbano e busca de Inovação.

Terceiro passo, grave uma conversa, com autorização dos participantes, sobre um tema que esteja ligado ao que deseja saber. Rejeite os primeiros 35 minutos. As pessoas se podam bastante até esse ponto, pois sabem que estão sendo gravadas. Depois da primeira meia horas o papo fica mais natural. Acredite bem mais no que você vir de reações não verbais na conversa e nos chamados “Atos Falhos”. Estes dois últimos lhe ajudarão a entender de verdade a opinião das pessoas do que suas palavras.

Passo 4 para Safari Urbano e busca de Inovação.
Quarto, leia muito sobre comportamento emocional e Neuro-Ciencia. Compre livros especializados e leia artigos científicos. Isso vai ajudar e muito a fazer uma boa leitura sobre as pessoas. Lembre-se projetos e marcas focados nas pessoas conquistam mais sucesso do que os que visam atender a uma demanda de mercado.

Passo 5 para Safari Urbano e busca de Inovação.
Crie um MoodBoard com segmentação por cores, formas, nuvem de palavras e categoria de problemas. Dentro de categoria de problemas, registre e separe por frequência e intensidade de dores. Crie também uma página, ou páginas somente com os desejos em frequência e intensidade. Bem, agora você já consegue ver claramente de forma palpável todo o cenário. Além disso será um documento mais crível para apresentar para sócios e membros de uma determinada diretoria. A amostra precisa ser validade de acordo com a necessidade de público a ser atingido, mas já é uma amostra aceitável para estudo de comportamento emocional.

Além disso você também consegue ter uma validação ou rejeição de ideias que você gastaria muito mais para colocar em prática.

E aí? vai precisar de ajuda pra montar esse tipo de estrutura de busca por inovação? Quer conversar com nossa consultoria para implementação de técnicas de Design Thinking e Neuro-Branding na sua empresa ou StartUp? Então vamos agendar uma conversa, nossa equipe vai selecionar os consultores certos para ajudar no seu projeto. Ter um especialista é muito mais barato, rápido e fácil do que você imagina. Clique aqui e saiba mais.

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Thiago Carneiro Benlev

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