Marketing Emocional na prática – O que é Marketing Emocional?

O que é marketing emocional?

Marketing sempre foi um modelo de gestão e nos primórdios do marketing os primeiros profissionais da área eram formados em administração. Então o foco em gerir é super importante. Desde a análise swot, até vendas e economia. E um dos principais objetivos é focar em vendas. Então o foco deve se concentrar em fazer sell-in, sell-out e se preocupar tanto com clientes B2B e B2C, em alguns modelos de negócio a importância dos dois públicos é igual ou bem equalizado. Entretanto o objetivo principal do marketing não é obter um serviço bonito ou deixar sua campanha mais atraente, mas vender. É importante dizer isso, pois para muitos, marketing é criativo, ou fazer algo que agrade o dono da empresa, ou os parentes próximos. Nada mais longe que isso. Marketing precisa ter uma conexão com o cliente principal, ou avatar, ou target. De fato se você não é o público da campanha, provavelmente você não irá gostar das ideias, do visual, ou mesmo do posicionamento da marca. De fato, posicionamento é exatamente isso é feito para atrair seu cliente ideal e não desperdiçar recursos financeiros em atrair quem não vai comprar de você. Por isso eu sou categórico, se você não quer ganhar dinheiro, vender mais, ou lucrar mais, seu lugar não é aqui. Vá procurar outro site. Mas se você deseja bons resultados com vendas, em especial online, esse é o lugar certo pra você.

Marketing como estrutura comercial

O marketing prepara toda a estrutura do negócio para que a venda e o ciclo de vida dos produtos e serviços continuem em pleno fluxo de funcionamento. Por isso somos convidados a fazer uma análise de marcado focado em inteligência de mercado numérica e com leitura de dados. Pesquise em nosso site sobre Data Driven. Por isso nos focamos em leitura de coletam de dados. Essa leitura e coleta de dados precisam ser isentas de emoções e preconceitos. Isso é importante falar. Quando estamos falando de marketing emocional, não estamos falando de uma pessoa completamente emocional gerindo esses dados. É bom lembrar que embora o termo Inteligência emocional tem sido usado para pessoas que se comportam de forma emocionalmente acolhedora é uma forma equivocada de aplicar. Inteligência emocional é reconhecida quando o profissional, ou ser humano está no controle de suas emoções e não quando as emoções tomam o controle. O outro extremo também é perigoso, quando a pessoa suprime totalmente suas emoções desconsiderando as emoções das outras pessoas. Esse equilíbrio é extremamente importante.

Quais dados recolher para uma campanha emocional, como posso qualificar um perfil adequado?

Nós entendemos que os dados mais importantes na hora da compra eram os emocionais, por isso focamos em analisar, coletar e testar as reações emocionais dos clientes, focando nos principais aspectos do comportamento e reação humana. Esse foco nos fez deixar nossas campanhas mais poderosas e não somente isso, nossos produtos e serviços tiveram maior eficácia em vendas e as reações no pós entrega das campanhas renderam muito mais tempo do que o efeito normal das campanhas que usamos como base de comparação. Nossas amostras tiveram resultados superiores.

Quais as estratégias para efetivar uma boa campanha de marketing mais emocional? Como provar que essas estratégias funcionam?

A estratégia sempre será uma pesquisa direta com consumidores e um teste por amostragem. Com alguns pontos a serem pesquisados, como preço, ancoragem e tempo de resposta da marca. Entretanto é impossível fazer um trabalho verdadeiramente cientifico e eficaz se você não tem uma amostra favorável. Amostragem é uma coisa muito importante. O problema é que no dia-a-dia das agencias ou departamentos de marketing a velocidade de produção é a maior preocupação. São poucos os departamentos onde é possível trabalhar de forma consistente em estudo de dados científicos. A maioria vai no feeling. E se algo não pode ser medido, também não pode ser avaliado. Então o primeiro passo é recolher dados, comparar amostras e iniciar um processo científico do uso desses dados. Caso precise de uma ajuda com os principais KPIs e OKRs entre em contato com nosso time para saber mais, ou assista os vídeos do nosso canal.

Não basta fazer uma campanha emocional, é importante falar com as emoções certas para ter os resultados certos.

O que é Sell-Inn e Sell-Out e quais as diferenças?

Resumindo, sell-inn é o ato de fazer a venda de saída, ou seja retirar o pedido da venda do produto de dentro da estrutura da empresa em direção ao distribuidor, vendedor até a oferta ao consumidor final. Enquanto o Sell-out é o processo de compra por parte do consumidor final. Existem muitos steps da venda desde a saída do pedido da fábrica, até o distribuidor e em seguida a entrada no lojista e o final sendo vendido ao consumidor. Normalmente essa é a jornada de um produto para sua saída no mercado.

O que é venda B2B e B2C? Como potencializar o aumento das vendas desses modelos?

B2B é o negócio Business to Business, ou seja, venda de negócios para negócios. A relação comercial de vendas para potencializar empresas. E B2C é Business to Consumer, ou seja, Negócios para consumidor.
Alguns negócios precisam de estratégias para os dois tipos de clientes. Por exemplo, uma empresa que precisa vender para distribuidores e depois e também para consumidor final precisa ter dois tipos de campanha dentro do seu modelo de negócios. Só vender para o distribuidor não garante a venda final. É preciso gerar o desejo no consumidor final, ou nos clientes que cercam o negócio que faz negócio com essa marca para aumentar o desejo na procura e conversão. Assumindo essa estratégia e empresa consegue obter maiores resultados, potencializando a conversão não somente sua, mas também do seu principal cliente, neste caso o distribuidor ou lojista.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://benlev.com.br/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://benlev.com.br/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A