COMO VENDER MAIS HOJE COM GATILHOS MENTAIS? QUALQUER PRODUTO, QUALQUER NICHO!
Esse é um post dinâmico. O que significa isso? Vamos atualiza-lo a medida que a semana passar. Então fique ligado e ligada neste e nos demais posts do blog, pois você pode perder atualização de posts se acompanhar somente por e-mail, LinkedIn e Instagram e Youtube. Então segue lá, mas não esquece de voltar aqui no blog e ver as novidades nos posts dinâmicos.
Bem, para começar eu preciso recomendar que você leia nosso artigo que fala o que são os benditos gatilhos mentais. Se você não sabe, ou já ouviu falar, mas não se aprofundou, vai lá e leia tudo sobre esse assunto.
OS SETE PRINCIPAIS GATILHOS MENTAIS E OS QUE VAMOS ABORDAR NESTE TEMA SÃO?
Ah, deixa eu te dar um pequeno aviso. Eu vou criar uma série de vídeos com um treinamento gratuito sobre Gatilhos Mentais. Caso você queira fazer esse pequeno treinamento comente aqui em baixo e seja um dos primeiros a entrar na lista para esse treinamento em vídeo. Para entrar basta comentar aqui em baixo uma dúvida sobre s gatilhos mentais apresentados abaixo. O curso e treinamento são gratuitos, mas você precisa fazer uma pergunta, sugestão ou comentário aqui no post do blog. Não esqueça também de recomendar o blog para um amigo.
1 ESCASSEZ | 2 URGÊNCIA | 3 RECIPROCIDADE | 4 PROVA SOCIAL | 5 PORQUE | 6 AUTORIDADE | 7 CURIOSIDADE
1- ESCASSEZ: Tudo o que é raro, ou em pequena quantidade disponível nosso cérebro dente a atribuir mais valor. Não importa se a razão é natural ou artificial, o fato é que atribuirmos mais valor. Lembre-se que valor não é custo ou gasto de produção, valor é o quanto imaginamos e atribuímos de importância de do objeto “A” comparativo ao objeto “B”.
Ouro, por exemplo tem grande valor de mercado por conta de sua raridade natural. Há menos ouro na natureza e por conta disso ele recebe maior intenção de compra. Ao aumentar o desejo e a procura há também uma competição por ter aquele produto desejado e nesta disputa, leva quem paga mais. Lei da oferta e da procura foi gerada do desejo pelo que é escasso.
O diamante, por sua vez, não é naturalmente escasso, por muito tempo um grupo controlava e até hoje controla o quanto esse objeto de desejo poderia ser encontrado no mercado.
Existem meios para tornar seu produto naturalmente escasso. Nós da Benlev Comunicação fizemos um acordo de construção de marca. Teremos um número limitado de clientes e abriremos vagas para novos clientes de 2 em 2 meses. Isso não significa que não podemos abrir uma vaga em um momento longe da janela que abrimos, mas é mais difícil.
E é Real essa escassez, nós a criamos para poder manter a qualidade. A maior parte das agência vendem mundos e fundos mas decaem em qualidade durante seu processo de crescimento. Não queríamos que isso acontecesse. Para tal, criamos um processo interno de controle de Jobs e clientes. Sabemos exatamente quanto custa uma hora de trabalho do grupo de forma mínima e uma média lucrativa. Por isso nossos preços são tão bons e nossa qualidade é superior. Produtividade, qualidade gerados pela escassez. Confesso que precisamos gastar um tempo com estratégia de estatística e matemática para deixar o processo e a cobrança em feitos. Mas conseguimos. O resultado é que dobramos o número de visitas só nos últimos 2 meses e dobramos a quantidade de material produzido. Mesmo assim ninguém precisou ficar longe da família e filhos ou trabalhar demais. Tudo por uma decisão, vamos entregar o melhor para o número certo.
COMO APLICAR O GATILHO MENTAL DA ESCASSEZ EM UM PRODUTO QUE PRECISA SER VENDIDO SEMPRE E QUE NÃO PODEM PARAR AS VENDAS?
É simples, muito simples. Você pode deixar um bônus aberto somente por um determinado tempo. Você pode abrir uma chance única que gere mais valor para seu consumidor, cliente, ou prospect para aproveitar aquela compra por aquele período e não mais apresentar essa oportunidade de valor extra.
E quando digo valor, me refiro a um desejo que seu cliente tenha, de algo que tenha demasiado valor a ele e realmente ele percebe como valor. Não dinheiro, mas algo que ele queira muito. No meu caso vez por outra eu ofereço uma oferta por aqui no blog para acompanhar e mentorar algumas pessoas. Não só para comprar uma consultoria da empresa, mas eu mesmo acompanhar e participar diretamente no projeto das pessoas. Eu mesmo fazer uma análise do produto de alguém, ou fazer parte de uma consultoria de negócio. E hoje em dia 1 hora do meu tempo é caro, mas para alguns eu abri um espaço na minha agenda. Isso é gerar valor. E precisa ter integridade, se não for integro e não for verdadeiro, não funciona.
2 – URGÊNCIA: O gatilho mental da urgência é quando há uma data para terminar a disponibilidade de um serviço, produto, ou oferta disponível. Você pode criar um gatilho mental para gerar a urgência no seu prospect não somente com limite de oferta disponível, mas com a sensação de que se não for agora, não mais vai acontecer. Por exemplo, trazer um dado importante sobre o tempo de funcionamento e reação do mercado frente a uma questão econômica.
Exemplo: Nossos concorrentes estão baratinados com a crise no mercado e nós estamos reagindo com estratégias em um comitê de crise contra o Covid_19 para que nossos clientes consigam aumentar vendas, mesmo sem sair de casa. Olha que louco! e nós aumentamos nossa produção de material interno da Benlev Comunicação. Então entramos em contato com clientes, com prospects e com Leads falando que tínhamos uma proposta do nosso comitê de crise. Consequência, usamos a urgência de reação do mercado para vender mais, e vendemos.
Exemplo de campanha de Digital: Bem, nossas campanhas no digital são bem persuasivas, mas também têm prazo de validade. Não têm o exemplo de urgência de tempo natural como a do exemplo anterior, mas uma urgência controlada artificialmente. E não é por um motivo fútil, é para manter a saúde de fluxo da empresa e a consequência é que gera uma valorização e compra por impulso. Se abrimos o contato com um cliente temos 14 dias entre contato e reunião. Toda a comunicação direta básica é feita em 7 dias. a partir do primeiro contato pós campanha. Na segunda semana nós criamos uma oferta e fazemos uma contagem regressiva para a oferta valer. Depois desse tempo o cliente pode fechar, mas sem o bônus promocional. Depois destes 14 dias não fazemos mais o contato e esperamos o prospect lidar com a dor da perda. Só vamos fazer uma nova oferta irresistível depois de um grupo “X” de meses agendados internamente em nosso cronograma.
Bem, encerramos por aqui, em breve gravaremos um vídeo respondendo as perguntas de vocês. Quanto mais perguntas, mais conteúdos gratuitos faremos para o Canal do Thiago Benlev. Espero que tenham gostado e não esqueçam, esse post será alimentado sempre e ganhará mais conteúdo ainda esta semana. Volte sempre.
Quer participar de um treinamento 100% Gratuito, 100% Online e sair de lá com um produto incrível?
Nosso especialista executivo Thiago Carneiro Ex-L’Oreal multinacional vai ajustar seu discurso de produto e construção para aumentar o desejo de compra e você vai sair com produto, pronto, Melhorado e irresistível!
ASSINE GRÁTIS. AVISO DO CURSO SOMENTE PARA A NOSSA LISTA.
Assine nossa lista de e-mails e receba mais informações sobre nosso curso gratuito sobre criação e desenvolvimento de produtos.
Você precisa fazer log in para comentar.