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Por: Thiago Carneiro (Publicitário e Designer Gráfico)
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INTRODUÇÃO : As dificuldades
A grade dificuldade que alguns profissionais têm de ganhar dinheiro justo com Design Gráfico no Brasil, se deve em grande parte, a desvalorização do conhecimento. Isso por parte de profissionais e de clientes. É muito mais fácil pagar por um produto, ou serviço tangível, do que por um serviço que não agrega algo físico. Ok, parece ficção cientifica, mas vai ficar fácil de entender. Por mais que o médico preste um serviço não seja tangível, os benefícios diretos são tangíveis e prováveis. Ele vende conhecimento, mas o produto é sentido física e diretamente.
Como já falei anteriormente, design não é desenho, tratar design gráfico como desenho é ignorar todos os processos e estudos agregados a ele. Um escopo de design gráfico nem precisa ter um desenho envolvido no resultado. Essa afirmação parece absurda, mas um designer pode participar de um projeto de vídeo, ou análise de embalagens para um determinado mercado, ou estudo de ergonomia sem nem mesmo riscar uma linha. É óbvio que estamos falado de expertise e análise estratégica de mercado, entretanto é somente um dos muitos serviços prestados por um designer profissional.
A verdade é que, às pessoas em geral não o sabem da importância da análise por parte de um designer. A bem da verdade, quase todos têm dificuldade em pagar por um conhecimento que não apresente um produto físico. Por isso, o trabalho de difusão de usabilidade, psicologia, merchandising, ergonomia, e estudo de causa devem ser somados aos conhecimentos básicos de um bom Designer.
SALÁRIOS:
A maior parte dos designers que focam em entregar projetos visuais sem um escopo de soluções estratégicas têm salário médio de R$ 2.000,00 no máximo 9.000,00. Em quanto um analista de marketing básico em uma mesma empresa chega a ganhar de R$ 5.000,00 à R$ 12.000,00. Isso sem falar nos grandes profissionais. Entretanto, não é somente pagar por pagar, é preciso agregar valores. Existe um outro nível de designers que ganham em média 10x mais, mas estes estão em um nível acima. Se o Designer não agregar valor ao seu conhecimento, será sempre desvalorizado. O meu intuito com esse blog é somar à comunidade dos designers para ser mais um instrumento de valorização, não somente para os designers, mas para com o design gráfico quanto profissão e resultados. Acho que é uma grande meta, mas acho que todos nós podemos fazer um pouquinho.
SOLUÇÕES:
Não adianta reclamar e esperar que o mercado mude, ou que as pessoas do dia pra a noite entendam o que faz um designer. Cabe ao Designer construir sua carreira e trabalhar para transmitir de maneira simples, direta, resumida e fácil para que seu cliente entenda. O problema é que os prazos são curtos e não há o hábito de demonstrar o caminho criativo. Então, porque não tentar fazer isso em seu portfólio, ou criar estratégias de comunicação em um seguimento específico? Criar tempo e dedicação máxima é a trilha de quem deseja ir mais longe na carreira.
Sei que é difícil aprovar “de cara” uma proposta, e acabamos refazendo o trabalho muitas, e muitas vezes. Fora o fato de não haver uma matéria na faculdade de COMO APROVAR UM LAYOUT. O que deveria, porque é e uma das partes mais difíceis do trabalho. Pra isso, criei um artigo sobre esse assunto, mas antes de postar, precisarei criar um anexo com fluxo de trabalho para gerar todas as melhorias necessárias para levar um projeto para uma reunião.
Sendo mais direto, para ser um designer mais eficiente, um profissional deve esquecer os improvisos. Deve fazer de sua apresentação de layout um show, que seja em PowerPoint ou em jpg, mas deve ter design em cada detalhe, desde o fundo até o texto que descreve o job. Pode ser um slide com “Fundo infinito”, ou uma identidade visual que ambiente seu cliente. É muito importante mostrar o processo técnico de criação de forma resumida. Além disso, deve-se mostrar pesquisas comportamentais, de mercado, moodBoard, concorrentes, inspiração e é claro, mostrar porque sua ideia é inovadora. Sim inovação. Fazer o que todo mundo faz não agrega valor. Inovação deve estar equilibrada com o conservador, esteja sempre alinhado com seu cliente para não chocar demais, e sempre tenha um plano B.
PROCESSOS DE CRIAÇÃO MAIS VALORIZADOS EM REUNIÕES.
DIAGRAMAÇÃO, PROPORÇÃO E GRID
Queria começar esse parágrafo para dizer que estou escrevendo um artigo somente sobre proporção áurea e demais técnicas de diagramação e grid. Em breve você pode ver esse artigo no meu Instagram com link para o blog.
Além disso, queria dar uma má notícia, juntamente com uma excelente notícia. A má notícia é que ninguém se importa com a técnica que você usa, ninguém se importa o quanto você estuda. Algumas pessoas da sua equipe serão letárgicas e não farão o menor esforço para criar técnicas de design e isso não importa. Todo mundo quer ver o resultado e ele pode ser ruim, se você não souber como usar corretamente as técnicas de Design, ou não estiver familiarizado com essas técnicas. A boa notícia é que comprovei que peças criadas com a técnica correta são melhor avaliados do que outros sem técnicas de diagramação.
Recente mente fiz testes de criação, para provar essa teoria. Normalmente eu não crio vários layouts para aprovar um. Não que isso seja errado, há pessoas com diferentes processos criativos, entretanto eu verifiquei que as embalagens que criei com alguma regra de grid e guide como proporção áurea, hexágono, pentágono, ou diagonais foram melhor avaliados por gestores e diretores do que os layouts que não usei métodos.
Na verdade, um mesmo layout proposto em duas versões, uma verão sem essas técnicas de diagramação e outra versão com essas técnicas, são avaliados bem diferente. Especialmente se você trabalha construindo embalagens, precisa entender detalhadamente como diagramar seus textos, ícones, desenhos e ilustrações para que seja mais efetivo na aprovação de seus layouts.
Alguns céticos poderiam dizer que as pessoas foram influenciadas por uma apresentação rebuscada sobre o poder da proporção, mas as pessoas impactadas pelas embalagens não faziam ideia de quais embalagens foram projetadas com proporção e os que não foram. Sei que é difícil na prática do dia-a-dia confiar em técnicas quando a pressão do cotidiano aperta, mas acredite o conhecimento é o grande diferencial para esse mundo caótico e competitivo. Você é Designer, acredite no conhecimento e no equilíbrio do mundo.
BONS ESTUDOS E BOA SORTE.
Em breve mais artigos com link no meu instagram. Faz contato, manda sinal de fumaça, respondo sempre que possível.
PodCast Pra ouvir com amigos:
https://drive.google.com/file/d/1i24_JjnmnMQdWSIFHAnb-TfRS6NSIwTd/view?usp=drivesdk
Thiago Carneiro – Designer Gráfico
Thiago.benlev@gmail.com
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