Estive falando com um designer gráfico, que na verdade não trabalha na área. Ele trabalha na globo, trabalhando em algo a ver com eletrônica.
Segundo ele o design se trata de dom, se trata de nascer fazendo. Eu particularmente não acho que isso acontece assim. Pois design não é Como as artes plásticas, ou o desenho, por exemplo. Nesses dois exemplos é preciso aptidão e talento. Mas para ser um bom designer gráfico, é preciso ter somente um bom conhecimento da área.
Sendo mais claro. Design, não é desenho. Não confunda! O que é um designer? Designer é uma pessoa que estuda um projeto visual (seja ele, um trabalho de arquitetura, uma ilustração, um cartaz, uma embalagem, em fim…) E realiza esse projeto visual em cima de estudos da área. Ele pesquisa a melhor forma de executar o projeto. E para isso estuda ferramentas que possam personificar sua idéia.
Mas Thiago, você é Desenhista! Isso mesmo. Equilibro bem a parte de artes plásticas, desenhos e outros módulos ligados diretamente a arte, com o design. Creio que nisso eu acabo tendo um melhor resultado nos meus projetos. Pois a idéia não sofre alteração passando de um artista para o outro.
Voltando ao rapaz: Ele dizia que não precisava estudar, apesar de estar fazendo faculdade. Tive que discordar dele e disse a ele. Que o design sem um estudo diário de pesquisa e sem uma busca por inspirações não existe.
Ele praticamente estava descartando a teoria de cores e a maneira mais usual de comunicação.
Um projeto bonito. Não é necessariamente um projeto usual e funcional. E se tirarmos isso por lei e sempre ficar preso ao projeto usual, e funcional estaremos sempre com um projeto preso e “visualmente fraco”. Na verdade você precisa chegar a um equilíbrio para fazer um bom trabalho.
É isso aí estamos de volta como prometido, dando dicas de design e dicas de como funcionar com seus freelas e trabalhos, extra. Ok? Até a próxima.
Na próxima matéria vou falar sobre internet.