BS”D
Construindo uma Imagem de valor
Quando estamos falando em marketing, ou publicidade, é importante entendermos que há também um trabalho de Branding. Além disso há diversas outras ferramentas e estratégias de comunicação como merchandising, PLV e etc. Entretanto todas essas ferramentas, ou Touch Points tem menos contato com seu consumidor, ou prospector do que seu produto. É o produto que é a maior porta de contato com seu consumidor e cliente.
Você já parou para pensar que seu comercial no digital ou na Tv passa alguns segundos ou no máximo alguns minutos com seu cliente e sua embalagem, marca, identidade visual ou de loja são os maiores pontos de contato ou portas para a experiência do usuário?

Não me recordo se já falei aqui sobre imagem residual, mas acho que vale um vídeo só sobre isso. Mas a imagem residual é a imagem que fica registrada na memória de longo prazo de seu consumidor. E ela não reflete a realidade. Quase sempre a realidade não é necessariamente a verdade. A realidade é pragmática e a verdade é relativa e condicional ao que crê seu consumidor.
Há um experimento feito com pessoas que avaliaram dois bolos um que era mais caro e outro mais barato. Ambos os bolos feitos pela mesma pessoa com decoração e ingredientes iguais. Porém a avaliação do mais caro era que ele era melhor. As pessoas encontravam justificativas para dizer que um era melhor que o outro e quase sempre eram contraditórias. Então a realidade e a verdade não são necessariamente a mesma coisa.
Por isso construir uma imagem de valor, tendo em vista estes comportamentos emocionais, são de extrema importância na construção de marca.
Qual o melhor prêmio de Design de embalagens
Quase sempre vejo que Designers ou hipervalorizam os prêmios, ou desprezam. E esse post não será para fazer isso. Acredito que prêmios tem uma importância para o mercado, mas deve ser vista como uma etapa para uma determinada estratégia. Não deve ser almejada de forma visceral, nem tão pouco menosprezadas. Dois erros fatais. O caminho do meio é sempre uma boa opção.
Entretanto, vou falar de um prêmio mais importante, mas que nem sempre é falado no mercado. Cerca de um mês eu fiz um post para falar sobre o crescimento em vendas de uma marca inteira depois de que se tornaram meus clientes. Esta marca não investiu em mais nada além de Design Gráfico e naquele período de 8 meses cresceu em média 14% ao mês.
Quanto em investimento?
Quando entrei na Niely, hoje uma marca L’Oreal foi investido entre 2005 e 2008 uma aquisição de cerca de 5 profissionais para trabalhar focados em criação de embalagens para suas marcas. Com isso, ainda em 2007, a marca teve um crescimento explosivo de vendas e se tornou a detentora da marca de coloração mais vendida no Brasil.
Hoje a franquia de Niely Gold com um investimento em estratégia de Design e UX Design é a mais vendida. Ainda mais do que as demais linhas. O que reforça que compra é emocional e o planejamento de marca e embalagem deve acompanhar essa estratégia. O ponto de contato de sua marca com seu consumidor é o seu produto. Ele passa mais tempo com seu cliente do que seu comercial ou material de ponto de vendas. Entender como funciona a aceitação de códigos visuais pelo sistema límbico, ou seja emocional, do cérebro humano deve ser um dos pontos de maior investimento.
Sem menosprezar de forma alguma prêmios de Design, o melhor prêmio para o trabalho de um designer é o aumento de resultados para suas marcas. Entretanto se o trabalho for feito sem estratégia, pode ser que aconteça, ou não. Mas se o trabalho for feito com embasamento em funcionamento do cérebro humano, bem como em conexões emocionais de marca, os resultados são percebidos de forma clara e sem muita discussão. Entretanto são poucos os profissionais que tratam o Design como método cientifico e não como ferramenta artística. Nosso melhor prêmio de embalagem e marca no final das contas é a venda.
Não esqueça de se cadastrar em nosso blog, ou me seguir no instagram.