BS”D
Migrar só vale a pena se o verão for melhor que o inverno.
Designers trabalham resolvendo problemas, projetando soluções. Por vezes elas são visuais, por vezes de serviço. Mas nem sempre os designers conseguem solucionar seus próprios problemas. Eu vou lhe convidar a desenvolver o design da sua carreira, seja ela qual for.
Pode ser que mudar de área seja a solução, ou não. Pode ser que possa conquistar tudo o que precisa gerando outros valores à sua carreira. Vamos tentar falar sobre isso hoje?
ASSISTA TAMBÉM:
Designer Rock Star | No final do Artigo
Assim como as aves migratórias mudam para melhorar suas condições de vida, os profissionais só desejam mudar se onde estão não lhes dá segurança. Excelentes designers param de fazer projetos visuais por conta do limite salarial frente a outras áreas. Por outras vezes, desejam sair deste mercado por falta de valor no trabalho do profissional de design. Ou mesmo falta de preparo adequado dos profissionais para áreas de planejamento de alto nível.
Será que esse movimento tem origem na vontade de estar do outro lado da corda, ou será que se o Designer tivesse uma projeção juntamente com a valorização da carreira ele não mudaria? Segundo Ricardo Tucci Sócio-Diretor de criação na 808 comunicação, em breve diretorias de Branding e planejamento de produtos serão ocupados por Designers. Mas por qual motivo ainda não são?
Teto salarial de designers gráficos
A profissão designer gráfico tem um grande problema com a média. Há designers que ganham R$ 100.000,00 e outros que ganham R$ 1800,00. Isso faz com que a média salarial não mostre realmente a temperatura salarial do mercado. A maior parte dos que atuam no mercado estão em pequenas gráficas, fábrica de adesivos, copiadoras, ou novas mini agências digitais.
E isso puxa o mercado para baixo. Fora o fato que no Brasil projetistas ainda são vistos como desenhistas e as empresas precisam mais de estratégia do que de desenho. Mas nem todas sabem que os designers criam projetos estratégicos e são mais fundamentais nisso do que no tático.
As empresas e agências continuam precisando de criadores planejadores estratégicos, talvez você ainda não esteja no perfil para ganhar os tão sonhados R$ 100.000,00.
Para ganhar isso, você deve ser capaz de entregar bem mais para a empresa que trabalhar. Você vale isso? Então procure profissionais do mercado para entender como valer mais, para receber mais.
Ux Design, a média salarial pode mudar
Quanto ao mercado de Ux, a média inicial é de R$ 9.000,00 e o teto de R$ 80.000,00.
Mas infelizmente essa realidade vai mudar drasticamente. O motivo é simples. Muitos dos que não conseguirem o destaque na carreira que esperavam estão indo para esta área e tanto os grandes, como pequenos designers e agências estão buscando essa modalidade.
Já vi vagas de ux sendo oferecidas a R$ 1.800,00 e estes vão puxar a media para baixo como hoje acontece com os Designers Gráficos.
Como sobreviver a esse comportamento de mercado?
O teto salarial é uma ilusão, portanto ficar com grande ansiedade quanto a quanto irá ganhar em um par de anos é perda de tempo.
Quem faz o valor de mercado é você, você deve agregar valor ao que você faz e mais do que isso, usar todos os recursos a seu alcance para agregar em valor e vendas à companhia que trabalha.
A exemplo dos jogadores de futebol
O time sempre será importante. Não se pode prejudicar o time em detrimento a um craque. O time sempre deve ter o maior valor. Mas o time precisa de craques. Um time sem um camisa 10 não ganha títulos. As agências, as empresas sempre precisarão se atacantes, goleadores, goleiros, reservas e demais jogadores.
Nenhum reserva vai ficar triste por não ganhar o mesmo salário de Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar. Cada peça é fundamental no time e ser valorizada.
Mas se o Messi, ou Neymar ganhar o mesmo que um reserva, ele vai se sentir desmotivado. Não pelo dinheiro, mas pela certeza de sua importância. Então a estratégia correta na elaboração dos times, valorizando cada peça em sua proporção, os times trarão maiores resultados.
O valor das idéias criativas
No futuro o produto mais cobiçando será a idéia criativa, será o relacionamento com marcas e produtos, será entender as emoções humanas.
Uma máquina saberá fazer um bom layout, ou uma arquitetura de serviço mais usual ou funcional. Entender como construir o valor correto dos valores emocionais de produtos e relações é o futuro. Saiba construir seus valores e estará pronto para crescer como profissional e como Pessoa. Mais do que desenvolver, planejar essa relação com consumidores.