Você conhece a curva de Rogers sobre inovação?
Livro “Teoria da difusão de inovação” de Everett Rogers.

Everett Rogers fez uns estudos sociológicos sobre a adesão à inovação pela humanidade. Ele documentou em seus estudos uma curva dividida em 5 fatias da população. Nesta curva de adesão ele percebeu que há uma adesão gradual a grandes inovações.
5- Retardatários 16%
Quando falamos de difusão de inovação o caso mais popular quanto a Hacking de crescimento é com certeza a Apple. Existem os fans de tecnologia que são atraídos pela Apple que são fans da marca. Há un trabalho forte de ecossistema de marca e logo em seguida outros com um amor mais distante da marca e outros que compram por status.
Outro caso interessante é a marca Marvel, que trabalhou um conceito novo de marca Guarda-chuva e criação de filmes em rede. Eles trabalharam com uma mídia em publicidade de nicho. Trabalhou o estudo de marketing muito bem construído e hackeou seu valor de marca dentre os principais fans.
Em meus projetos pessoais sempre coloquei mais força e incentivo nos fans do meu trabalho o que fez com que eu atraísse um maior público de forma orgânica. Isso não significa que não precise fazer investimentos, mas ele precisa ser estrategicamente planejado.
Nem todo mundo vai ser adepto de uma inovação de imediato. Só os mais engajados e os que mais arriscam. Há muitos conservadores e investir muito com esse nível de resistência possivelmente é sinônimo de menor lucratividade e maior risco. Respeitar e conhecer o comportamento humano estar a frente quando se trata de conhecimento de negócio.
Pense nos muitos comportamentos novos que a humanidade precisou adotar e mudar. Comida congelada, celulares, streaming, aplicativos de carro particular, pendrive e tantos outros exemplos.
Para outros artigos inscreva-se em nossa lista para receber artigos regulares e conteúdos exclusivos.