Curva de adoção de Everett Rogers – Gráfico do Comportamento Humano frente a inovação – Thiago Carneiro

Você conhece a curva de Rogers sobre inovação?

Livro “Teoria da difusão de inovação” de Everett Rogers.

Everett Rogers fez uns estudos sociológicos sobre a adesão à inovação pela humanidade. Ele documentou em seus estudos uma curva dividida em 5 fatias da população. Nesta curva de adesão ele percebeu que há uma adesão gradual a grandes inovações.

A população mundial divide-se nestas 5 fatias. A contagem vai desde os mais adeptos as inovações até os menos adeptos. E isso reflete o comportamento mundial do comportamento humano. Semelhante a lei de pareto.

Lista gradual crescente da curva de adoção de Rogers
1- Inovadores por excelência 2,5%
2- Adotadores precoces – 12,5%
3- A primeira maioria inovadora 34%
4- A Maioria tardia 34%

5- Retardatários 16%

Para que você transforme sua inovação em um material, ou idéia amplamente difundido precisa atingir primeiramente e com força de investimento os Inovadores. Isso aumentará a tração de suas iniciativas. Segundo Rogers, isso acontece porque os mais inspiradores são inovadores e estes enchem de coragem os menos Inovadores para aderir ao NOVO.

Atingido a fatia 1, a fatia 2 se inspira na anterior. Atingindo a fatia 2, a fatia 3 se inspira na anterior e assim por diante. Normalmente os mais inovadores são apaixonados por sua área de atuação, falam muito sobre o assunto, escrevem, participam de grupos e etc. E com o advento do digital elea se tornam os porta vozes de idéias em suas áreas de preferência. Essa visão sociológica registrada a alguns anos ajuda a entendermos o comportamento das influências digitais e de como as marcas podem se aproveitar melhor deste novo mundo. Para quem estuda Designing Growth e quer aumentar a tração de seus investimento online de marca, conhecer sobre isso é crucial para o negócio.

Quando falamos de difusão de inovação o caso mais popular quanto a Hacking de crescimento é com certeza a Apple. Existem os fans de tecnologia que são atraídos pela Apple que são fans da marca. Há un trabalho forte de ecossistema de marca e logo em seguida outros com um amor mais distante da marca e outros que compram por status.

Outro caso interessante é a marca Marvel, que trabalhou um conceito novo de marca Guarda-chuva e criação de filmes em rede. Eles trabalharam com uma mídia em publicidade de nicho. Trabalhou o estudo de marketing muito bem construído e hackeou seu valor de marca dentre os principais fans.

Em meus projetos pessoais sempre coloquei mais força e incentivo nos fans do meu trabalho o que fez com que eu atraísse um maior público de forma orgânica. Isso não significa que não precise fazer investimentos, mas ele precisa ser estrategicamente planejado.

Nem todo mundo vai ser adepto de uma inovação de imediato. Só os mais engajados e os que mais arriscam. Há muitos conservadores e investir muito com esse nível de resistência possivelmente é sinônimo de menor lucratividade e maior risco. Respeitar e conhecer o comportamento humano estar a frente quando se trata de conhecimento de negócio.

Pense nos muitos comportamentos novos que a humanidade precisou adotar e mudar. Comida congelada, celulares, streaming, aplicativos de carro particular, pendrive e tantos outros exemplos.

Para outros artigos inscreva-se em nossa lista para receber artigos regulares e conteúdos exclusivos.

Thiago Benlev

BENLEV COMUNICAÇÃO

Deixe uma resposta