DESIGN THINKING | TÉCNICA BLUEPRINT | O QUE É, E COMO FAZER EM PRODUTOS?

BS”D

DESIGN THINKING | TÉCNICA BLUEPRINT | O QUE É, E COMO FAZER EM PRODUTOS?

Captura de Tela 2018-08-24 às 11.14.00 cópia

Por: Thiago Carneiro

O QUE É?

Existem várias fórmulas e técnicas de Design Thinking para avaliação e desenvolvimento de produtos. Uma delas, que eu particularmente gosto muito, é a BluePrint. Normalmente o BluePrint é usado para clarear processos, entender emoções geradas pelo produto, identificar melhorias e entender onde o produto falha na percepção real de funcionamento.

É muito comum Designers e Gerentes de Produtos apaixonam-se por suas ideias, e isso é bom. Entretanto isso também é perigoso, por isso é importante ter maneiras reais para aferir o funcionamento prático de ideias, produtos ou serviços. Isso ajuda a melhorar o desenvolvimento e a percepção de qualidade e funcionalidade, sem interferência do fator emocional atrapalhando o julgamento.

Captura de Tela 2018-08-24 às 11.26.11 cópia

Há várias maneiras de executar a técnica BluePrint, mas sugiro que faça-se uma com as funções idealizadas pelos criadores, e outra do ponto de vista de usuários/ clientes. Assim você pode fundir técnicas de Design Thinking com técnicas de User Experience. Óbvio que é sempre melhor fazer isso com tempo, por isso algumas empresas fazem depois do lançamento do produto. Isso porque, normalmente, não há tempo de fazer isso antes de lançar o produto. Exceto nas agencias ou empresas onde há uma pessoa exclusiva para planejamento de UX, que entende-se que trará soluções de UI dentro do planejamento e desenvolvimento.

POR QUE É IMPORTANTE?

Por que é importante fazer um blueprint para um trabalho? Por que não escrever um texto sobre isso, ou fazer uma reunião para alinhamento de pontos?

Um BP ajuda graficamente a entender e expões de maneira clara e visível para todos os envolvidos no processo os pontos de melhoria. Isso faz com que haja diminuição de tempo explicando pontos de vistas e as decisões são tomadas com mais clareza.  Representações gráficas e claras são mais fáceis de serem comunicadas e entendidas.

COMO FAZER?

Aqui vamos dar alguns pontos principais para guiar você em seus primeiros passos. Eu ainda quero ajudar muito vocês e por isso eu criei uma lista de e-mails pra mandar somente artigos e livros gratuitos.

FACE

Em cada um desses TouchPoints devem ser marcados, deve-se marcar títulos e descrição de cada um dos dados a seguir.

recados

O que o usuário vê?

O que o usuário não vê?

O que o cliente percebe?

Qual a função idealizada para o produto?

Qual a percepção do usuário para o produto?

Quais são os agentes de interação?

Quais as percepções e TouchPoints?

Qual o sentimento do usuário sobre a marca ou produtos

Qual o sentimento do usuário sobre a marca e o produto do concorrente

Mapear essas informações separadamente ajudam a melhorar o produto. Pode ser que a comunicação não esteja bem executada, ou não esteja gerando a reação esperada. Essa análise pode ser feita com um produto concorrente e analisar quais os pontos de melhoria frente aos concorrentes.

Lembre-se esse modelo não está tratando de serviço, mas de produto. Pode ser que seu produto contenha um serviço, então pode ser que tenha que ser feito um gráfico de BackStage para aferir qual ponto de melhoria neste segundo ponto. A equipe de atendimento, distribuição, vendedores e outros elementos podem estar tanto em TouchPoints como em AGENTES. Todos esses pontos podem e devem ser analisados no gráfico.

ANÁLISE EMOCIONAL

Fazer um gráfico de análise emocional baseada nos desconfortos, tanto de seu produto, quanto de concorrentes podem ajudar muito a melhorar seu produto ou serviço. Gaste tempo mapeando as emoções, tanto positivas quanto negativas.  Elas podem ser o ponto decisivo de sucesso ou fracasso. Emoções podem revelar posicionamento e percepção de preço, qualidade e isso pode interferir no Layout do UI Design. Um Layout atrativo, nem sempre significa “posso colocar o preço que quiser”, a percepção emocional do preço pode ser diferente da percepção emocional do “Gosto”, ou “Não gosto”, do “Estou satisfeito”, ou do “Gosto mas não me atende”.

COLAR PAPEL NA PAREDE

Nem sempre você precisa gastar tempo no Illustrator, Indesign, PowerPoint, ou no Photoshop para criar um BluePrint. Você pode colar o velho papel na parede ou em um quadro para agilizar e facilitar a visualização do processo. Entretanto, caso você precise vender o processo para um cliente, é importante trabalhar um visual mais organizado para VENDER A ESTRUTURA para seu cliente. A final, design e processo de criar, ou desenvolver um produto são processos de venda.

Branding – Como testar, validar e construir uma imagem positiva de marca – Thiago Carneiro

Read more

Síndrome de Robert Johnson | MEDO, VULTO PESADELO E CÃES NEGROS | A verdadeira história do pacto

Concorrência desleal e conflito de gerações Participo de vários fóruns de criativos na Internet e uma das reclamações que mais escuto e leio nos fóruns é sobre valor versus esforço e qualidade. […]

Read more

PROPÓSITO – DESIGNING GROWTH – A aplicação prática na construção de uma startup, projeto ou carreira

Corrija para não ser infeliz, mesmo tendo sucesso Antes de começar a ler o artigo, vá agora no Facebook, solicite acesso ao grupo DESIGNING GROWTH e entra onde todo mundo que busca […]

Read more

A série da Netflix feita para vendedores e Empreendedores de Empresas

A MELHOR SÉRIE DA NetFlix PARA VENDEDORES A série White Gold é uma série divertida para passar o tempo e rir da desgraça do dia-a-dia de pequenas empresas e para poder passar […]

Read more

PROMOÇÃO RELÂMPAGO 4X 99,50 (desconto de R$600,00) – CURSO “ANÚNCIO DE GRAÇA PRA SEMPRE” – CURSO DE LANÇAMENTO e MARKETING DIGITAL E VENDAS ONLINE

CURSO DE LANÇAMENTO e MARKETING DIGITAL para Empresas e Influencers Você vai ter os mesmos direitos de quem já comprou o produto, mas por um valor MUITO MENOR por pouco tempo. Vamos […]

Read more
VIRALIZAR COMO CRESCER NO YOUTUBE DO 0 E SEM DIVULGAÇÃO (Vídeo Obrigatório Para Quem Está Começando) E COMO WHINDERSSON NUNES USA ALGORITIMO PARA VIRALIZAR

VIRALIZAR COMO CRESCER NO YOUTUBE DO ZERO E SEM DIVULGAÇÃO (Vídeo Obrigatório Para Quem Está Começando)

VOCÊ SABE COMO O ALGORITIMO ESCOLHE OS VÍDEOS QUE VÃO VIRALIZAR COMO DO WHINDERSSON NUNES? Não sei se você já parou pra pensar no sucesso de pessoas que viralizaram na internet e […]

Read more
Como um dono de empresa pode fazer a empresa crescer? plano de crescimento 02

O que posso fazer para a empresa crescer em 2022? Como elaborar uma estratégia comercial, de vendas e marketing de crescimento de empresa?

Como elaborar uma estratégia de crescimento de empresa? O que posso fazer para a empresa crescer 3x por semestre?

Read more
woman wearing gray notch lapel suit jacket

O que deu crescimento imediato no meu negócio | Ações simples e práticas

Quais negócios crescem mais rápido? Sim. Eu trabalhei e trabalho para empresas grandes e pequenas e posso afirmar com toda a certeza do mundo que empresas pequenas são mais rápidas para fazer […]

Read more
Como uma loja de roupas pode usar o WhatsApp para vender mais pela internet

Saiu da crise: Vendedora de Roupas carioca usa WhatsApp como principal ferramenta

DEPOIS DA CRISE MUNDIAL, MUITOS COMERCIANTES e LOJISTAS SOFRERAM, MAS NEM TODOS No Rio de Janeiro, uma empresa carioca desenvolveu método de validação e vendas automáticas e ajuda lojistas a aumentar suas […]

Read more
Empresa de marketing digital no rio de janeiro são paulo higianópolis itaim bibi agência de inbound marketing RJ SP

Empresa de Marketing Digital e Design em Nova Iguaçu | e-commerce e vendas online

VENDAS (NÃO) DIMINUÍRAM EM NOVA IGUAÇU E BAIXADA FLUMINENSE. ENTRARAM NOVOS CONCORRENTES COMPETENTES NO DIGITAL Nova Iguaçu é uma das principais cidades comerciais do Estado do Rio de Janeiro e há uma […]

Read more
Empresa de marketing digital no rio de janeiro são paulo higianópolis itaim bibi agência de inbound marketing RJ SP

Empresa de Marketing Digital e Design em São João de Meriti | e-commerce e vendas online

VENDAS (NÃO) DIMINUÍRAM EM SÃO JOÃO DE MERITI E BAIXADA FLUMINENSE. ENTRARAM NOVOS CONCORRENTES COMPETENTES NO DIGITAL São João de Meriti é uma das principais cidades comerciais do Estado do Rio de […]

Read more
ESTRATÉGIA: O que fazer para atrair clientes prontos pra comprar? inbound marketing como atrair mais clientes com produção de conteúdo para site e blog

Neuro persuasão? Como as emoções influenciam na tomada de decisões? Como vender através da emoção?

EMOCIONAL É A CHAVE – Como VENDER QUALQUER COISA pra QUALQUER PESSOA, seja ideia, ou produto | marketing digital Converter uma venda é uma das maiores dificuldades de uma empresa, startup ou […]

Read more
dilema das redes privacidade haqueada fazem o valor dos dados pessoais dispararem dados valem mais do que petróleo empresas de marketing digital que usam marketing emocional para mudar a opinião das pessoas sobre produtos serviços e políticos

NETFLIX | HACK DE CRESCIMENTO DE NEGÓCIOS NO DIGITAL: Dados (data) valem mais do que petróleo atualmente (Brittany Kaiser)

E se as redes sociais pudessem alterar seu pensamento e mudar sua opinião sobre qualquer coisa? Você vai entender como as redes sociais e marketeiros usam a internet para alterar sua opinião […]

Read more
Concorrente mais barata e melhor que a fita durex da 3m - fitão adesiva grande para prender caixas de papelão como comprar com melhores preços direto do fabricante da durex e 3d?

Fox Chronos – Fábrica de Fitas adesivas e Autoadesivas para embalagens – Rio de Janeiro e Baixada Fluminense

Fox Chronos é uma Fabrica de fita adesiva, EPIs e soluções para empacotamento e embalagem para fábricas Fox Chronos é uma empresa do Rio de Janeiro que atende a todos os tipos […]

Read more
INBOUND MARKETING gera mais de R$ 180.000,00 para empresa no RIO DE JANEIRO

INBOUND MARKETING gera mais de R$ 180.000,00 para empresa no RIO DE JANEIRO

Empresa Carioca entende que Inbound Marketing pode atrair mais clientes qualificados com investimento muito pequeno A PRINCIPAL ferramenta de busca do mundo é o Google e ele não funciona somente como busca, […]

Read more

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://benlev.com.br/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://benlev.com.br/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A