LinkedIn pode ser um péssimo lugar para sua empresa – Employer Branding e B2B

É possível fazer negócios B2B no LinkedIn? E H2H? Quais as melhores estratégias para atrair bons funcionários para sua empresa?

O LinkedIn tornou-se uma excelente plataforma de B2B, não me parece que seja agora uma boa plataforma para B2B, não ainda. Então, sim LinkedIn já deve ser vista como uma plataforma de negócios. E não somente isso, também podemos vê-la como uma excelente forma para tornar nossas marcas mais empoderadas no território de Marca Empregadora. Recomendo que leia o artigo onde falamos sobre aumento de produtividade, relevância de arca e as vantagens práticas e de ter uma Marca Empregadora clicando aqui.



MARCA EXPOSTA NO LINKEDIN – QUAIS OS RISCOS

Todas as ações que fazemos, quando bem feitas, nos elevam de patamar, mas quando mal feitas, podem destruir a reputação de nossas empresas e marcas. Um dos principais erros que um empreendedor ou gestor de RH pode cometer é o amadorismo. Não se engane, amadorismo é uma faca de dois gumes. A maior parte dos empreendedores tinham o amadorismo como vantagem para iniciar uma empresa. Empresas começam com coragem e determinação, não necessariamente com os mais inteligentes ou conhecedores. Pessoas corajosas são as mesmas que desbravam. Quase sempre estes precisam fazer muitas coisas que não dominam. Eu gosto muito da frase “Feito é melhor que perfeito”. Entretanto, não dá pra ficar sempre assim. Um trabalho de curadoria de conteúdo, estudos práticos e ações efetivas precisam ser feitas e nada disso se faz sem investimento.

Nosso conselho é, não pense em LinkedIn como mais um facebook, ou instagram. Ele não é. As pessoas estão bem mais exigentes e bem mais atentas quando abrem seu LinkedIn. E pode ser que sua empresa esteja perdendo oportunidade de manter contato ou se fazer lembrada por seus compradores, representantes, distribuidores e parceiros. O erro de alguns empreendedores é gastar muito tempo em ações no Instagram e Facebook por parecerem de custo mais baixo, por ser selfpass e acabam deixando ações que poderiam dar bem mais resultados em segundo plano, como no caso do LinkedIn.

Agência de Employer Branding com o trabalho de marca empregadora no LinkedIn - Como implementar na prática e quais as vantangens do ponto de vista empresarial em tomar esse foco como prioridade no RH HR e no plano de negócios de marketing.
Leia também: sobre as vantagens competitivas de ter uma marca empregadora.

QUAIS CUIDADOS EU PRECISO TER COMO MARCA NO LINKEDIN?

1 – faça contato como gestor ou gestora diariamente com sua equipe direta. Marque-os em artigos que você ache interessante. Cite-os em seus comentários, esteja presente na vida deles no LinkedIn. Isso gerará uma sensação que esse é o modo de operação padrão da empresa, e logo estarão repetindo o mesmo padrão. Além de ser um convite menos autoritário, também movimentará a percepção de movimento da sua marca dentro da plataforma.

2- Poste, ao menos 1 vez na semana uma informação nova. Quando não for uma novidade, algo que vocês fizeram na semana que pode ser divulgado, mesmo que seja um parabéns pra você. Rotinas criam hábitos e agendar pra fazer isso pode e será a melhor maneira de conquistar a prática. Como dizia minha sábia e querida mãe “A prática, leva a perfeição, não o contrário”.

3- Invista em uma consultoria de imagem, se tiver alguém especialista em Branding, vale a pena entrar em contato com essa pessoa da empresa para criar tumbnails que gerem empatia e ajudem a construir a imagem da empresa para fora das portas dela. Lembre-se, algumas de suas postagens precisam vender a imagem da empresa. Sei que tem muita coisa legal na internet, mas você está mostrando ao mundo o patamar da sua empresa. Há consultorias com preços muito acessíveis e você pode nos consultar para ter um que se adeque a sua realidade. Clique aqui para saber mais.

4- Faça contato com ao menos 20% dos stakeHolders que mais mantém contato com você. Dê a preferência sempre aos que te trazem mais resultados, sem se esquecer dos demais, é claro. Mas atenção aos que trazem maiores resultados dará uma sensação de que você e sua marca valorizam o esforço e a dedicação dos que geram maiores retornos.

5 – E por fim, mas não menos importante, procure ser ainda mais humano e humana nas redes sociais. Lembre-se que elas não têm todo o aparato de comunicação não verbal que você carrega junto com sua presença. Se você não se esforçar para comunicar empatia em forma de texto, imagens ou vídeos, poderá soar como impositor ou impositora, exibido, ou exibida. Procure enfatizar emoções positivas e que gerem maior conexão pela internet. Não queira somente ser seguido ou mostrar algo, mas mostre que se importa com que os outros estão fazendo na rede.

Caso queira conversar, pra ter mais ideias de como começar ou desenvolver, entre em contato conosco por e-mail, ou mesmo aqui na área de comentários. Ficaremos esperando ansiosamente seu contato.

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Thiago Carneiro Benlev

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