BS”D
O conteúdo abaixo é parte do livro que será distribuído gratuitamente. Embora não seja conteúdo livre, será gratuito. Além de gratuito, terá uma missão de ser construído e melhorado por vocês. A idéia é que vocês me mandem seus feedbacks e com ele eu criarei a versão 2.0 e assim por diante.
O livro foi concebido, editado, diagramado e revisado em menos de 60 dias contando com a data de lançamento.
O que já demonstra pragmatismo e objetividade na criação, que é a temática principal do livro.
Curta este pequeno trecho do livro e envie seus feedbacks por email ao autor. Lembrando que o conteúdo completo do 1.0 do livro estará disponível a partir do dia 30 de novembro de 2018.
Aprender com os erros é o selo final da competência criativa.
01 CRIATIVIDADE
Decidi iniciar o livro com o tema criatividade, achava eu que seria apenas uma parte do livro. Sempre achei que esse tema era um dos mais intrigantes.
Pois a criatividade implica em uma incrível aplicação do novo e do diferente e do inovador. E pra mim isso era raro, genial e revolucionário. E por isso, era difícil pra mim entender a percepção das pessoas sobre esse assunto.
Recentemente um grupo de pessoas me classificou como criativo. Individualmente, todos dirigiam-se para mim dizendo que minha principal característica era a criatividade. Entretanto, na minha opinião, meu perfil é muito mais estratégico do que criativo. Mesmo assim, meus resultados práticos mostram um grande leque de resultados criativos.
ACABEI ME ENCONTRANDO COMO UM SER CRIATIVO, O QUE ATÉ ENTÃO, JAMAIS PENSARIA ANTES.
Eu me via como um indivíduo analítico, metódico, centrado em processos. Na minha opinião, isso não era criatividade. E acredito que muitos pensem em criatividade como uma epifania cósmica anormal. Acho que por que nós olhamos para os grandes gênios da história e não nos vemos como eles.
É possível que o resultado bem executado, peculiar e original gere uma percepção de um entrega efetivamente criativa. Este livro mostra simplesmente processo que tenho percorrido ao longo destes anos de exercícios e descoberta pessoal.
“INSPIRAÇÃO É PARA AMADORES; O RESTO DE NÓS APENAS VAI LÁ E COMEÇA A TRABALHAR.
Chuck Close.
ASSISTA TAMBÉM
Fui aprendendo que minhas técnicas de exercícios e o trabalho de criação diários fazem com que meus resultados pareçam criativos. Mas, nada mais longe que isso. Não espero um raio cair na minha cabeça, não espero ser genial, não espero criar produtos incrivelmente sedutores do nada. Simplesmente sigo meus roteiros, métodos e exercícios. Foi quando selecionei todos os criativos que eu seguia e tinha por referência e ouvi entrevistas, li artigos e assisti documentários. Para a minha surpresa eles tinham algum tipo de processo para exercitar a criatividade.
Para isso, meus estudos do método de UX Design, Design Thinking e de Arquitetura me abriram muito a mente para maneiras diferentes de pesquisa e obtenção de resultados.
“A IDEIA (CRIATIVA) ÀS VEZES É MUITO PERIGOSA, PORQUE ELA É FANTÁSTICA.
MAS COMO VOCÊ VAI REPRODUZIR (ESSA CRIATIVIDADE) AO LONGO DO TEMPO?
ESSE É O GRANDE DESAFIO, FAZER COM QUE AQUELA IDÉIA FANTÁSTICA SEJA REPETIDA IGUALMENTE AO LONGO DOS ANOS.
Vini Melo SP
(COLONY Social Branding)
NÃO ESPERE SER GENIAL, SEM UM EXERCÍCIO DIÁRIO, OU AO MENOS COM UM PERÍODO AGENDADO PARA EXERCITAR CRIATIVIDADE.
Não digo que você deva trabalhar até a exaustão, tudo ao extremo pode gerar bloqueios criativos. Encontrar o equilíbrio entre o ócio criativo e o desempenho de uma rotina de tentativas, é o ideal.
01a. Criatividade Genial
não é funcional
Já vi muitas pessoas com um projeto genialmente incrível. Trabalhos inovadores que preenchem um portfólio e impressionam. Algumas vezes um livro sobre um assunto, abordado de maneira tão terrivelmente criativa que impressiona. Porém no dia-a-dia essa pessoa acaba não entregando projetos em volume e qualidade necessária em um limite de tempo curto. Pode ser que talvez aquela genialidade não volte, no tempo que o mercado precise. Vi muitos casos de gênios, com livros, projetos e estilos incríveis, que não se repetiram. E frustraram seus autores a tal ponto que eles tomaram raiva de seus projetos.
Fiquei pensando em vários dos profissionais que tinham medo de perder seu status de criativo, medo de perder seu emprego, medo de perder público, ou de decepcionar por não repetir o resultado incrível anterior. Esse livro é feito para desmistificar a criatividade e dizer
“sim é possível obter resultados criativos o tempo todo sem o medo da falha”.
E a melhor forma de fazer isso é adequar sua rotina ao treino e o exercício da criatividade.
Todo aprimoramento de resultados requer treino e exercícios, com criatividade, dinamismo, estratégia e tantos outras características de um bom profissional seria diferente?
ÍNDICE
O livro O design da Criatividade objetiva será lançado dia 30 de novembro de 2018.
Cap. 01 – CRIATIVIDADE
1a. Criatividade Genial não é funcional
1b. Briefing
1c. Diálogo finlandês
1d. Valor das idéias
Cap. 02 – CRIATIVIDADE ESTRATÉGICA
2a. Efeito tetris
2b. Ócio criativo
2c. White print
2d. Aleatoriedade de aprendizado
Cap. 03 – BELEZA, AS duas faces
1a. Beleza histórica e Cultural
1b. Beleza inerente e física
1c. Semiótica
Cap. 04 – GRIDS, o que faço para não usar?
2a. proporção áurea
2b. Diagonais
2c. Círculos
2d. Pentágono
2e. Hexágono
2f. Numérico
Cap. 05 – UX – USER EXPERIENCE
3a. Feeling
3b. Equipe
3c. Técnicas
3d. Pesquisa
3e. Consumidor
Cap. 06 – DESIGN THINKING
4a. Amando problemas e soluções
4b. Blue print
4c. Golden Path
4d. Medida de valor
4e. Design sprint
Cap. 07 – BRANDING – EMBALAGENS, MARCAS E CAMPANHAS
5a. Branding 360 | UX & TUX
5b. Team User Experience
5c. Marcas chatas
5d. Percepção de inovação
5e. Unidade de marca
One thought on “E-BOOK GRATUITO | O DESIGN DA CRIATIVIDADE OBJETIVA”