Branding | Quando é hora certa de mudar minha marca? Parte 02

MUDAR A MARCA É UMA TAREFA QUE PODE GERAR CRESCIMENTO OU FALÊNCIA DA SUA MARCA

Sua marca pode vender 65% mais se sua marca e site refletirem a qualidade que você tem

Oi, tudo bem? Se você ainda não leu o artigo anterior, corre lá no meu blog da BENLEV e veja outras matérias e a parte anterior que pode te ajudar muito na elaboração, construção e desenvolvimento do seu projeto estratégico.

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MUDE SUA MARCA AGORA, SÓ SE…

Antes de analisar os motivos para mudar, tanto a identidade, quanto direção de Branding, quanto logotipo, é preciso entender quais os possíveis motivos reais e eu espero que tenha lido o texto acima dos motivos para não mudar. E agora sim, vamos aos motivos para mudar sua identidade visual ou marca.

MUDE SUA MARCA SE TIVER UMA NOVA TECNOLOGIA, AVANÇO/CRESCIMENTO ou MUDANÇA NA GESTÃO

Em alguns momentos a empresa, marca ou produto muda a tecnologia, molho, maquinário ou estrutura podem mudar e isso nem sempre é percebido claramente pelos consumidores. Em nosso Instagram explicamos cientificamente o motivo disso acontecer, mas o que você precisa saber é que a mente dos consumidores não muda do modo Alfa para modo Beta de compras a não ser que você ative um gatilho.

Pode ser que seu consumidor não perceba essas mudanças. Provavelmente em teste cego o consumidor tem a chance de ter uma nova boa primeira impressão, quando você faz a evolução de maneira certa. A percepção de marca quase sempre é um acúmulo de memória emocional que pode ser traumática ou positivamente emocional. E para marcar uma nova fase e marcar esse novo momento da marca ou produto deve ser feita uma reestruturação da imagem. O trabalho visual deve ser acompanhado por uma comunicação forte nas melhorias feitas. Esse pode sim ser um dos principais fatores para VENDER QUALQUER COISA PRA QUALQUER PESSOA 10X MAIS CARO.

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Porque uma empresa muda a marca?


Mudar a marca é uma forma de comunicar uma evolução, conforme mostramos acima. Mas pode ser também que a empresa queira se manter jovem e manter-se atual, mesmo sendo uma empresa muito antiga. Neste caso as mudanças precisam ser pontuais para não ferir o VALOR FINANCEIRO E DE REUTAÇÃO construídos pela marca no longo do tempo.

A Coca-Cola, por exemplo, vêm mudando sua marca sempre ao longo de seus séculos de existência. Mudanças como estas precisam ser pontuais para que não gere rejeição por parte dos clientes e consumidores. Alguns desses erros foram cometidos pela AMIL, por exemplo no longo de sua existência, um dos motivos dentro dos muitos que a levaram a perder credibilidade e valor de mercado.

Como encontrar uma empresa para construir uma marca, fazer redesign com reposicionamento de marca?

O ideal é você procurar uma empresa que tenha experiência em estratégia de marca. Normalmente essa empresa vai fazer pesquisa, desenvolver todo o caminho da sua marca e criar um processo de evolução de marca. O investimento é alto mas você garante algo que vai deixar sua marca mais segura por pelo menos uma década. Normalmente a Benlev cobra R$ 25.000,00 e entrega todo o processo de construção, estratégia e evolução da marca.


Como atualizar uma marca?

Uma marca precisa de uma gestão, análise e estudos muito bem feitos para não perder valor em uma mudança. Se sua marca passou muitos anos sem mudanças, precisará de um plano bem montado para alinhar as mudanças de forma sutil de tempos em tempos até chegar a meta final de evolução da marca. Se sua marca for 100% digital como a Google, pode arriscar uma mudança pequena anualmente.

Como comunicar uma mudança de marca?

Somente uma PÉSSICA evolução de marca precisa comunicar a alteração da forma. A melhor estratégia é comunicar a MUDANÇA do direcionamento, fórmula ou conceito da marca. E essas mudanças estruturais, de CULTURA, de GESTÃO e etc… são o real motivo de uma mudança de marca e quando isso acontece a comunicação precisa focar na NOVA EMPRESA e não NOVO LOGOTIPO. A marca existe como um todo e não como forma de logotipo.

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VOCÊ NÃO PRECISA SÓ SER BOM, PRECISA PARECER BOM

Nem todos os melhores se destacam. Alguns dos melhores ficam com muito medo de arriscar, ou ficam pra trás porque alguém tem o marketing melhor. Não adianta sofrer, não adianta chorar. Marketing faz vender pessoas, marcas e produtos. Ou você aceita que precisa melhorar seu marketing, ou aceita que não vai ter bons resultados.

Você nunca vai vender mais se seu produto e serviço não for atrativo. Você sabe envelopar para vender melhor? Então vai falir quando alguém minimamente competente nos contratar. Vamos acabar com sua concorrência e te fazer referência. Invista em você e vamos COMPRAR SUA BRIGA.

Thiago Benlev

BENLEV COMUNICAÇÃO

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