BS”D
PROFISSIONAL ESPECIALISTA E CARREIRA ESPECIALISTA SÃO COISAS ABSOLUTAMENTE DIFERENTES.
Em algum momento da sua carreira você vai precisar repensar, ou enfrentar o dilema e tomar essa decisão.
Afinal de contas, o que vale mais à pena? Ser um designer generalista, ou especialista? Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar neste, ou naquele modelo de negócios? Carreira especialistas é o mesmo que ser um profissional especialista?
Vamos analisar junto as diversas aplicações e interpretações sobre esses termos. Comentários abaixo, são muito bem vindos e ajudarão a ampliar a ideia e disseminar a discussão em nosso ecossistema de design gráfico.
ASSISTA TAMBÉM
PROFISSIONAL DE DESIGN ESPECIALISTA
Pense no designer como um médico. O médico sai da faculdade com a visão básica e ampla da profissão. Ele muito provavelmente saberá atender de tudo um pouco. Entretanto haverá casos que ele irá continuar atendendo seu paciente, mas precisará indicar um especialista em determinada área. Como por exemplo, um gastroenterologista.
Com o Designer acontece o mesmo. O designer gráfico provavelmente não conseguirá atender todos os clientes em todas as especialidades. Mesmo uma agência, precisará de incontáveis profissionais para atender bem um grande leque de clientes, ou especialidades.
Não é raro acontecer de uma agência de publicidade ou design contratar outra agência ou outros profissionais fora de sua estrutura para atender um cliente.
Por conta desta necessidade que nasceram as agências especializadas. Não a toa, algumas agências de publicidade contratam produtoras de vídeo, agências de design gráfico contratam agências de ilustração, agências de Branding contratam agências de design de marca. E ainda há contratações simultâneas. Daí a importância de ter foco na carreira e ser objetivo com o produto que se quer vender. O profissional que faz tudo, dificilmente será genial em tudo, emalguma coisa ele precisará contratar um profissional melhor para manter um nível elevado de qualidade, a não ser que seja incrivelmente genial.
Quando alguém decide se especializar em uma área, ele da um foco especialista para sua carreira, entretanto isso ainda não faz da sua função especialista. Ele pode ser um especialista em marca e ter experiência jr, plena, ou sênior. Isso afetará também o seu valor de mercado, salarial ou de contrato. A isso o mercado chama de Designer especialista e não carreira especialista. O termo “Carreira especialista” não é usualmente encontrado entre os designers, mas deveria, porque na indústria este termo já está sendo analisado para a aplicação na carreira de alguns designers.
QUAIS SÃO AS ÁREAS DE ESPECIALIDADES PARA DESIGN GRÁFICO?
Abaixo algumas especialidades para você entender ou ampliar seu conhecimento sobre as especialidades.
Designer de embalagens
Normalmente ele precisa de outras habilidades, ou especialidades. Precisa entender de processos gráficos e para isso ele precisará ter conhecimentos de Produção Gráfica, engenharia de produção, e finalização/fechamento de arquivos. Além destes conhecimentos técnicos ele precisará ainda ter conhecimentos de técnicas de pesquisa e desenvolvimento e estratégia de branding e negócios. Além desta especialidade ainda há pequenos sub categorias como embalagens de cerveja, medicamento, bebidas de frutas, cosméticos, biscoitos, aperitivos e etc.
Produtor gráfico
Este tipo de profissional deve estar atento aos diversos tipos de processos gráficos, colorimetria, fechamento de arquivo, acompanhamento gráfico, arquivo, equipamento gráfico de grande porte e substratos gráficos. Embora precise de muita experiência e muita hora/máquina, ele também vai precisar estudar a cada projeto novo porque existem muitos processos e muitas especialidades gráficas.
Designer de produtos
Precisa estar ligado aos processos dr relacionamento ergonômico do corpo com todos os objetos que o cerca. Depois ele pode se especializar em um tipo de produto industrial ou artesanal. Oa produtos podem ser desde copos e talheres, até tênis ou caixas de presentes. Portanto além da especialidade ainda vai precisar buscar uma outra sub especialidade.
Isso dá um livro
Como a lista ficou muito grande, ou alimentar aos poucos para explicar cada uma das especialidades. Ajude nos comentarios a complementar a lista. E mais abaixo falaremos sobre a carreira especialista.
Design de marca
Designer de branding
Designer de serviços
Designer ilustrador
Designer de pós produção
Designer de interfaces
Designer de produtos digitais
Designer de web
Designer de interação
Designer de arquitetura da informação
Designer de eventos (palco e interação)
Designer de lettering
Designer editorial
CARREIRA DE CARGO VS CARREIRA ESPECIALISTA
CARREIRA VERTICALIZADA
É comum Designers saírem de suas áreas de atuação por subir ao ponto mais alto de sua carreira e não obter o resultado compatível com seu nível estratégico ou expert. O teto salarial médio de design gráfico está bem abaixo que outras áreas de atuação. Então migram para outras áreas onde há níveis de maior expertise. Isso é ruim para o ecossistema, é ruim para as marcas, ruim para os produtos e muito ruim para os consumidores. Entretanto isso ocorre somente em empresas onde só há o sustema de carreira vertical. Só há valorização até determinado ponto e depois deste ponto só há valorização quando você muda de área de atuação.
Vi alguns excelentes DGs irem para UX DESIGN, Gerência de Produtos, Pesquisa, Engenharia Industrial e etc por que ainda há uma visão do mercado que “o sobrinho da prima de alguém da firma que faz logotipo no Power Point”.
E tendo isto em vista, aprendendo de outras áreas, muitas agências e empresas passaram a trabalhar com hierarquias horizontais e crescimentos horizontais. No crescimento horizontal o cargo não é mais uma forma de mensurar valor salarial, mas o quanto aquele profissional gera de valor. O Designer Especialista não precisa mais ser gerente, supervisor ou diretor para ter seu salário aumentado, ele só precisa se comprometer e gerar valor a agência ou a companhia que pertence.
CARREIRA HORIZONTALIZADA
Este modelo de carreira ajuda em especial a empresa que tem um ramo de negócio baseada em especialidade e precisa, a longo prazo, aumentar o seu valor de mercado.
Ela aumenta a qualidade gradual, aumenta a qualidade do seu time e investe nas carreiras dos seus funcionários. Fora isso, os profissionais dificilmente procurarão outro lugar ou outra função para atuar. E cá pra nós, um profissional apaixonado e motivado produz muito mais e melhor.
QUAL É O MELHOR MODELO DE CARREIRA?
QUAL É O MELHOR MODELO DE POSICIONAMENTO PROFISSIONAL?
Não há uma resposta única, mas quanto antes você pensar em qual modelo deseja atuar, mais rápido você saberá para onde deseja ir. Mas saiba que se não tomar uma decisão, não restará plenamente feliz com seus resultados nem com onde está atuando. Em breve postarei um artigo para falar sobre especialistas e como migrar de uma área para outra.
Para saber quando teremos novos artigos, me siga no instagram e ative as notificações. (@Thiago.benlev)
Hi there, constantly i used to check weblog posts here in the early hours
in the morning, for the reason that i love to find out more and more.